São Paulo tem tremor de magnitude 2 na região de São Roque (SP)

Moradores de cidades na região de São Roque, no interior de SP sentiram um “pequeno tremor de terra” de magnitude 2.2 por volta das 23h55 de sexta (17). A confirmação foi feita no sábado (18) pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) e também pelo Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB). Moradores da região relataram nas redes sociais terem sentido o tremor.

De acordo com o Centro de Sismologia da USP, “os tremores sentidos em São Roque não trazem nenhum perigo a não ser um pouco de susto à população”. “Não é possível saber a natureza ou a causa destes pequenos abalos. Normalmente são causados por pressões geológicas naturais presentes na crosta terrestre”.

Em relato em vídeo para à TV TEM, filiada da Globo na região, a técnica eletrônica Janaína Mariano relatou o ocorrido. “Ontem [sexta-feira, 17], por volta de 23h, eu estava colocando meu bebê no berço para dormir e senti um tremor de terra muito grande seguido de um barulho de trovão. Durou 15 ou 10 segundos. Meu marido percebeu e veio até o quarto me perguntar se eu também tinha sentido. A gente ficou assustado de imediato e pensamos que poderia ter sido alguma coisa grande que caiu ou um avião, e em seguida, nas redes sociais vimos várias pessoas relatando o mesmo”. Fonte: TV TEM (https://redeglobo.globo.com/sp/tvtem)

O epicentro, segundo o Centro de Sismologia, se localizou a 6 quilômetros (km) do centro de São Roque, a 9 km da cidade de Mairinque, a 10 km de Vargem Grande e a 12 km de Ibiúna. O Centro de Sismologia informou que tremores muito pequenos são relativamente comuns no Brasil e podem ocorrer em qualquer lugar.

O último sismo registrado anteriormente na região ocorreu no dia 16 de março de 2016, na cidade de Mairinque, com magnitude de 2.2.




Assine nossa Newsletter


Receba toda semana as últimas notícias do Preparadores Brasil em seu e-mail

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here