Moradores de cidades na região de São Roque, no interior de SP sentiram um “pequeno tremor de terra” de magnitude 2.2 por volta das 23h55 de sexta (17). A confirmação foi feita no sábado (18) pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) e também pelo Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB). Moradores da região relataram nas redes sociais terem sentido o tremor.
De acordo com o Centro de Sismologia da USP, “os tremores sentidos em São Roque não trazem nenhum perigo a não ser um pouco de susto à população”. “Não é possível saber a natureza ou a causa destes pequenos abalos. Normalmente são causados por pressões geológicas naturais presentes na crosta terrestre”.
Em relato em vídeo para à TV TEM, filiada da Globo na região, a técnica eletrônica Janaína Mariano relatou o ocorrido. “Ontem [sexta-feira, 17], por volta de 23h, eu estava colocando meu bebê no berço para dormir e senti um tremor de terra muito grande seguido de um barulho de trovão. Durou 15 ou 10 segundos. Meu marido percebeu e veio até o quarto me perguntar se eu também tinha sentido. A gente ficou assustado de imediato e pensamos que poderia ter sido alguma coisa grande que caiu ou um avião, e em seguida, nas redes sociais vimos várias pessoas relatando o mesmo”. Fonte: TV TEM (https://redeglobo.globo.com/sp/tvtem)
O epicentro, segundo o Centro de Sismologia, se localizou a 6 quilômetros (km) do centro de São Roque, a 9 km da cidade de Mairinque, a 10 km de Vargem Grande e a 12 km de Ibiúna. O Centro de Sismologia informou que tremores muito pequenos são relativamente comuns no Brasil e podem ocorrer em qualquer lugar.
O último sismo registrado anteriormente na região ocorreu no dia 16 de março de 2016, na cidade de Mairinque, com magnitude de 2.2.