Como produzir açúcar em sua propriedade

Nesta matéria falaremos sobre a produção artesanal de Açúcar para você que deseja produzir em sua propriedade, lembrando que estamos em agricultura familiar.

O açúcar mascavo apresenta diversos benefícios para a nossa saúde, se comparado ao açúcar refinado (açúcar branco do mercado), utilizado pela grande maioria das pessoas.

BENEFÍCIOS DO AÇÚCAR MASCAVO

São inúmeros em relação à saúde, principalmente para aqueles que precisam emagrecer. O Açúcar Mascavo exige que o nosso organismo quebre suas moléculas, que são maiores do que as do açúcar branco – colocando o metabolismo para trabalhar e até gastando calorias nesse processo.

Além dos benefícios relacionados à saúde, este alimento pode ter a substituição em dietas para aqueles que evitam a ingestão de doces em excesso, com um número bem menor de calorias do que o açúcar refinado, e pode ter utilidade, ainda, de forma moderada (de acordo com pesquisas – consulte seu médico), pelos diabéticos, visto que há a possibilidade maior de degradação e digestão pelo corpo. Isso faz com que se impeça picos da insulina na corrente sanguínea, com aconteceria com o alimento refinado.

Tudo será aproveitado, até a sobra – Reciclar é ser independente

Em uma pequena propriedade, temos um ciclo de trabalho no qual devemos buscar materiais para adubo para a plantação, alimentação para os animais, entre outras utilidades. A cana de açúcar poderá ser aproveitada por completo, ajudando na elaboração do açúcar e outros “insumos”.

Todos os resíduos do processo que transforma a cana-de-açúcar em açúcar ou álcool são reciclados. Um desses restos é a torta de filtro, que sobra da filtração do caldo de sacarose (retirado da cana). Por ter grande quantidade de fósforo (substância química), serve como adubo orgânico nas lavouras.

Outro produto é a vinhaça, líquido que sai da fermentação do melaço (resíduo da fabricação do açúcar). Tem muito potássio e outros minerais. Assim, a vinhaça é transformada em fertilizante orgânico para plantações. Ao usá-lo, as indústrias reduzem a quantidade de fertilizantes químicos à base de petróleo.

Parte da palha retirada na colheita também tem utilidade. Em geral, é deixada sobre o solo para evitar a erosão (destruição) e manter a terra fértil. Algumas empresas a transformam ainda em bioeletricidade.

EXCELENTE SABOR

Um dos Benefícios do Açúcar Mascavo é que o alimento é muito gostoso. É docinho de forma moderada e, quando saboreado com outros alimentos, ganha um sabor sem igual

COMO  FAZER  AÇÚCAR  MASCAVO

Saudável e alternativa, melhor definição para o que será apresentado abaixo.
Antes de qualquer cosa, você precisa ter a cana de açúcar em sua propriedade, a mesma necessita estar em época de colheita, não adianta cortar antes.
– A época do corte da cana (cana madura)
– Limpar bem, a cana precisa estar bem limpa
– A moagem da cana
– Rendimento de açúcar por tonelada
– Filtragem da garapa
– 1º fervura: a limpeza do caldo
– O ponto de melado
– Retirada do Fogo
– A Cristalização do açúcar
– Secagem
– Pulverização

Veja no vídeo abaixo o preparo realizado na Fazenda Criatório 3i – Cachoeira Paulista – SP

Como Fazer Açúcar Mascavo – Produção Artesanal,  mostra a técnica completa de fabricação do açúcar mascavo. Com apenas alguns pés de cana, um tacho, uma colher de pau e o auxílio do fogo, você faz o mais legítimo açúcar mascavo.
Créditos: Cidinha e Dimas Satim

REAPROVEITAMENTO

Recentemente disponibilizamos uma matéria referente ao minhocário e formas de construção como reaproveitamento de materiais orgânicos, vide link abaixo.

Minhocário e composteira: aprenda a fazer e produza adubo em sua casa




Assine nossa Newsletter


Receba toda semana as últimas notícias do Preparadores Brasil em seu e-mail

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here