As fontes de energia renováveis podem ter tantas aplicações quanto se possa imaginar. Entre eles, o bombeamento de água para seu uso, por exemplo para irrigação, entre outros usos possíveis.
Uma alternativa para realizar esta operação sem levar a um aumento no consumo de energia é fabricar uma bomba de água eólica , que fornece a energia necessária para aumentar esse recurso. Explicamos como criar esse mecanismo, para o qual você basicamente precisará de habilidades e peças reutilizadas de bicicletas antigas.
Instruções da bomba de água do vento.
Etapa 1: prepare as rodas e o equipamento.
Boa parte dos materiais desta bomba de água eólica são peças usadas de bicicletas, que foram adaptadas para funcionar com essa finalidade. É o caso das engrenagens, para as quais você terá que usar a parte que vê na imagem e, como pode ver, colocar parafusos foram inseridos.
Para a parte que irá para o topo da bomba, use parafusos curtos; enquanto que na vertical, os comprimentos serão mais adequados.
Em seguida, prenda a engrenagem horizontal no eixo de uma roda de bicicleta. Por outro lado, a borda de outra roda é presa à peça com três suportes de metal.
Agora, você precisará de um tripé robusto para prender uma peça em T na parte superior para a conexão de tubos de PVC. Nesta peça, você terá que instalar a estrutura da roda que você criou. Nesse caso, foi escolhido fazê-lo com duas peças circulares de madeira. Posteriormente, você deve instalar a peça vertical na horizontal da peça de conexão de PVC, para que não impeça sua rotação.
Passo 2: Crie as velas do vento.
Embora inicialmente para este projeto tenhamos optado por pedaços de tecido cobertos com folhas de plástico, a verdade é que, após a realização de vários testes, verificou-se que o sistema não era suficientemente eficiente. Portanto, prepare cinco velas de vento de PVC ou estanho e prenda-as diretamente aos aros da bicicleta.
Etapa 3: instale as velas.
Nesta etapa, você terá que fazer cinco furos de tamanho suficiente para que o raio da bicicleta passe. De fato, você precisará inseri-los no aro de forma que estejam bem presos, por exemplo, por epóxido (conhecido como Durepoxi), amplamente utilizado no encanamento por sua eficácia na aderência.
Depois que o epóxi secar, as velas também precisarão ser presas aos raios da bicicleta. Prenda-os novamente com o mesmo material e, se você quiser reforçar ainda mais a estrutura, aperte os raios para evitar que as velas caiam.
Etapa 4: monte o conector da bomba.
Se você verificar o mecanismo vertical, verá que, na parte de trás dos parafusos que você colocou nas cassetes, há uma pequena bola vermelha. Na verdade, existem dois, este e outro anexado ao pistão da bomba de água, graças ao qual o gerador eólico e a bomba estão conectados para que a força do vento seja transferida para a bomba de água.
Este conector é simplesmente feito de tubo de PVC. Além disso, vários raios de bicicleta foram inseridos, simplesmente aquecendo o plástico, por exemplo em uma fogueira de cozinha. Verifique se essa parte do sistema é a mais leve possível, caso contrário, precisará de mais ar para operar.
Etapa 5: Crie a bomba de água.
Para criar a bomba de água, você precisará basicamente de tubo de PVC e um conector T. Se você seguir o modelo na imagem, não deverá ter problemas para ajustar tudo. Além disso, para ajudá-lo nesta etapa, você pode conferir este vídeo.
Etapa 6: Conecte a turbina eólica e a bomba de água.
Para manter o sistema na posição vertical, fixe uma haste de metal no chão, firmemente, no local onde deseja localizar o equipamento. Prenda a haste de metal na parte externa da bomba usando braçadeiras de parafuso.
Em seguida, posicione a turbina eólica na bomba de forma que ela seja alta o suficiente para que o braço de conexão fique bem estendido. Por fim, certifique-se de conectar o conector na roda horizontalmente e no pistão da bomba.
Como o sistema pode ser um pouco frágil, o ideal é reforçá-lo instalando-o em um poste 4 × 4, o que eliminará movimentos indesejados.
Com todas essas etapas, a bomba de água eólica estará pronta. No entanto, observando sua operação e após receber muitas sugestões, o promotor dessa ideia aplicou algumas melhorias para aumentar o desempenho . São as seguintes:
- Substitua o tripé por um tubo de metal em todo o sistema.
- Aproxime a válvula do chão para que não seja necessário bombear a água tão alto.
- Substitua o pistão e o braço de PVC por amortecedores de bicicleta.
- Desprenda as velas na parte inferior e deixe-as ancoradas na estrutura na parte superior, para que elas estejam no ‘modo de ataque’, o que proporcionará mais flexibilidade e promoverá o impulso.
Agora, com essas últimas recomendações, tudo está pronto para que você possa iniciar sua bomba de ar movida a vento.
Se você tiver dúvidas, aqui está o projeto e as instruções completas: instructables.com
Fonte: DIYMarta