Captar água da chuva é um ótimo investimento?

A captação de água da chuva pode ser uma ótima maneira de diminuir sua conta de água, pois a precipitação natural pode ser usada para diferentes fins. Os custos iniciais de um sistema de captação de água da chuva variam, dependendo da quantidade de água que você deseja armazenar e dos usos pretendidos. O tipo mais simples de sistema de captação envolve a compra de um barril e a conexão ao sistema de calhas existente com tubulação. A chuva é armazenada no barril e usada para irrigar jardins, plantas e gramados e os sistemas mais complexos podem armazenar água até para uso doméstico, mas o sistema deve incluir filtros e outros recursos para tratar a água e torná-la potável (o que significa seguro para as pessoas usarem e até beberem).

As opções para purificação variam de produtos químicos como cloro a luzes ultravioletas. Apesar da necessidade de filtros, a água da chuva tem uma grande vantagem além do baixo custo: não precisa de um amaciador de água porque a água é naturalmente pura, mas não esquecendo da poluição decorrente as grandes cidades.

Deve-se notar que sistemas complexos que criam, armazenam e fornecem água para a família necessitam de limpeza e manutenção regulares. Portanto, embora a própria água seja tecnicamente livre, há custos regulares associados à propriedade de um sistema de captação de água da chuva.

Quem se lembra da crise hídrica de 2014 e 2015 no Estado de São Paulo? As manchetes e programas periódicos davam grandes espaços mostrando o pânico de alguma localidades. O nível de água das represas caiu de forma assustadora e não teve jeito: a população teve que se virar!

Reutilizar água da máquina de lavar roupas, tomar banhos rápidos, fechar a torneira enquanto escova os dentes e etc. (todas aquelas dicas que você está cansado de saber, mas a gente sabe que nem sempre aplica).

Quais são os benefícios da coleta de água da chuva?

    • A água da chuva é uma fonte de água relativamente limpa e absolutamente livre
    • Você tem controle total sobre o seu abastecimento de água (ideal para cidades com restrições de água)
    • É socialmente aceitável e ambientalmente responsável Promove a auto-suficiência e ajuda a economizar água
    • A água da chuva é melhor para plantas e jardins paisagísticos porque não é clorada
    • Reduz o escoamento de águas pluviais de residências e empresas
    • Ela pode resolver os problemas de drenagem em sua propriedade e fornecer água grátis
    • Utiliza tecnologias simples, baratas e fáceis de manter
    • Pode ser usado como fonte principal de água ou como fonte de reserva para poços e água municipal
    • O sistema pode ser facilmente adaptado a uma estrutura existente ou construído durante a construção de uma nova casa
    • Os sistemas são muito flexíveis e podem ser de natureza modular, permitindo expansão, reconfiguração ou realocação, se necessário Pode fornecer uma excelente fonte alternativa de água para emergências

Quando um sistema trás um bom retorno financeiro?

Uma maneira rápida e fácil de responder a essa pergunta é determinar quanto tempo o investimento se pagará (por exemplo, o período de retorno). Em seguida, determine se esse período de tempo é aceitável em comparação com outros investimentos que você poderia fazer. Esse método fornece uma ferramenta de comparação simples para ponderar uma despesa contra outra. Cálculos semelhantes costumam ser feitos para outros dispositivos, por exemplo:

Os novos refrigeradores são significativamente mais eficientes do que a tecnologia anterior e, dependendo da eficiência relativa de seus novos e antigos frigoríficos escolhidos e do custo da eletricidade, a economia na conta de eletricidade pode “pagar” pelo novo aparelho em pouco tempo e continuar a fornecer a economia por muitos anos.

As lavadoras de roupas novas economizam eletricidade e água, geralmente para um retorno fantástico.

Uma análise financeira fria compararia as compras de melhoramento da casa com as compras de investimento (ou seja, investir dinheiro em um fundo mútuo). Às vezes, gastar dinheiro em um dispositivo de economia de dinheiro pode proporcionar um melhor retorno do seu investimento. As economias continuarão a aumentar durante a vida útil do aparelho ou do sistema de captação de água da chuva, e muitas vezes aceleram à medida que o custo da alternativa aumenta (taxas de água mais altas).

Portanto, calcular o período de retorno é um método simples para avaliar o investimento de um sistema de água da chuva, considerando as taxas locais de água.

No site Preparadores, estaremos utilizando o Dólar como moeda base para facilitar entendimento e criar uma linha universal. Não existe a necessidade de realizar conversão, leia de forma que seja a nossa moeda (Real).

Valor a ser investido / economia anual estimada

Um sistema de água da chuva ativo instalado (ou seja, com bombas e componentes associados que são mais caros que os sistemas passivos) normalmente custa cerca de US $ 3 a US $ 6 por galão de tamanho do sistema, dependendo das especificações do sistema (acima ou abaixo do solo, quantidade de tubulação necessária, número bombas, etc.), sem incluir calhas. Os números usados ​​abaixo são para fins ilustrativos e variam amplamente para cada sistema e chuvas locais (lembrando que cada região tem o seu índice pluviométrico), requisitos de tamanho de cisternas, taxas de água, recursos do sistema, custos de instalação etc.

Por exemplo, um sistema de 4.000 galões pode custar US $ 15.000. Suponha que uma família com uma conta corrente de água de US $ 200 por mês ou US $ 2.400 por ano. Durante dez anos, essa família pagaria US $ 24.000 (10 x US $ 2.400) à companhia de água, assumindo que não houvesse aumentos de taxa! Se as taxas de água aumentarem apenas 3% ao ano por dez anos, o custo total da água será de US $ 27.513. Em 7%, seria igual a US $ 33.159. E subindo mais, em 10%, totalizaria $ 38.250!

Assumindo que 50% do uso total de água das residências seria substituído pela água da chuva, um sistema de 4.000 galões se pagaria em 12,5 anos. US $ 15.000 / US $ 1.200 = 12,5 anos

Com um aumento de preço anual de 3%, o retorno seria ainda mais rápido. O valor anual da água economizada é de $ 1376 (50% x $ 27.513 ÷ 10). $ 15.000 / $ 1.376 = 10,9 anos

Em 7%, o período de retorno é de nove anos e em 10%, em 7,8 anos.

Obviamente, esses cálculos pressupõem que seu sistema de captação de água da chuva seja pago antecipadamente, sem custos de financiamento. Se você está financiando seu sistema de captação de água da chuva com um empréstimo ou cartão de crédito com juros, isso deve ser levado em consideração nos cálculos do período de retorno.

A CAPTAÇÃO DE ÁGUA DA CHUVA É VITAL PARA O FUTURO DOS RECURSOS HÍDRICOS SUSTENTÁVEIS

Como você pode ver pelos benefícios e vantagens listados acima, a prática da coleta de água da chuva é uma parte importante e vital do desenvolvimento de um caminho sustentável de recursos hídricos para qualquer comunidade. À medida que os recursos hídricos locais são ampliados para proporcionar crescimento populacional e desenvolvimento econômico, novas estratégias e paradigmas de abastecimento de água serão necessários para atender a essa demanda. A captação de água da chuva é um recurso inexplorado que pode ser desenvolvido rapidamente nas comunidades e que também terá um tremendo impacto. A captação de água da chuva faz parte de uma estratégia sustentável de abastecimento de água para as comunidades locais.

Quer conhecer diversos modelos simples para fazer na sua casa?

Na página a seguir (link) Você poderá conferir 23 ideias simples para aplicar na sua residência e colocar em prática hoje mesmo o descrito acima e colher os frutos futuramente.

Modelos para coleta de água da chuva – Faça você mesmo!

 

 

Fontes: 
Rainwater Harvesting 101
What are the Benefits and Advantages of Rainwater Harvesting?
https://ygrene.com/blog/is-harvesting-rainwater-worth-it



Assine nossa Newsletter


Receba toda semana as últimas notícias do Preparadores Brasil em seu e-mail

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here