Bioconstrução – SUPERADOBE

Você alguma vez já se imaginou morando em uma casa feita apenas de saco de terra?

Cada vez mais temos a consciência de utilizar materiais renováveis, baixo custo e que tenha durabilidade e na contramão de toda a tecnologia disponível atualmente, as casas de saco de terra ou superadobe estão voltando cada vez mais ao cenário de construção pelo mundo, justamente pelo baixo valor empregado, no estilo faça você mesmo com amigos ou família e tendo uma finalização que deixaria qualquer arquiteto empolgado em desenvolver novos projetos e criando visuais desafiadores.

O superadobe em sua forma atual foi concebido pelo iraniano Nader Khalili, falecido em 2008. no qual a técnica utiliza sacos com terra comprimida para fazer as paredes e até a cobertura da construção. A ideia proposta pela NASA em 1984 era criar um processo construtivo de residências que pudessem se adaptar ao longo do terreno lunar sem que houvesse a necessidade de levar material a partir da Terra.

O pai do conceito EcoDome, Nader Khalili, um arquiteto americano de origem iraniana (ele estudou no Irã, Turquia e EUA), que originalmente projetou arranha-céus. Ele passou cinco anos cruzando os desertos iranianos em uma motocicleta, ajudando a população local a construir casas de barro e melhorando suas receitas ano após ano, tendo o Irã um país altamente sísmico. Em 1988, uma vila experimental foi construída ao norte de Los Angeles, em uma região desértica. Nos níveis ambiental e socioeconômico, ou seja, em todos os níveis, o conceito é francamente brilhante. Após a solicitação da NASA, ele iniciou o desenvolvimento imaginando o material disponível localmente: poeira da lua.

Após a preparação da fundação a etapa seguinte é a construção das paredes no qual temos o “empilhamento” do material que dará origem as paredes da casa, estas por sua vez, são cobertas por três camadas de terra, cal, grama e esterco de cavalo no caso das construções realizadas em área rural ou sem material disponível da cidade.

Esta casa, um verdadeiro bunker, é quase indestrutível. Sacos de terra ou areia também são usados ​​pelo exército como abrigos anti-casco, mas também para combater enchentes.

O ecodom (técnica “SuperAdobe”) é uma casa anti-sísmica totalmente reciclável, isolante e quase sem nenhum custo. Também resiste à passagem de ciclones, tornados e furacões, resistente ao ataques de insetos (cupins) ou mofo. Em regiões fortemente desmatadas como Haiti, África subsariana, entre outras regiões, o conceito EcoDome traz uma grande vantagem: Sua construção não requer madeira (sem estrutura), podenod até utilizar se assim tiver desejo, mas não é necessário. A inércia térmica da construção é muito boa e o mesmo vale para o isolamento térmico (as paredes são grossas). O plástico nos sacos impede que a água suba do chão por capilaridade.

Conheça um pouco mais desta magnífica construção e como construir de uma maneira simples e objetiva visitando o site https://jardimdomundo.com/veja-como-construir-uma-casa-em-superadobe-passo-a-passo-com-fotos

Como exemplo, a maioria das fotos abaixo são da casa Antakarana construída e projetada pelo arquiteto Jose Andres Vallejo, localizada na Colômbia.




Assine nossa Newsletter


Receba toda semana as últimas notícias do Preparadores Brasil em seu e-mail

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here